18.10.09

Que raiva



Sim, que raiva! Fui a's compras com a Lara - blusas brancas para o uniforme, meias, cuecas, umas calcas de ganga , uma camisa, um pre'-soutien. Sim eu chamo-lhe pre' pois ainda nao e' soutien, e' mais uma daquelas coisas inventada para por os pais das adolescentes, tambem elas pre', a gastar dinheiro. Na minha altura nao havia esta coisa de pre' adolescente, ou se era crianca ou adolescente ou adulto. Bem adiante...  tudo o que ela experimentava lhe ficava bem!!!! Connosco ja' deixou de funcionar assim ha' muito tempo.

Mas o que  me deixou a pensar foi a coisa da pre adolescencia VS adolescencia. Ou devo dizer pre adolescencia de hoje Vs infancia do passado? Isto de crescer e' um desafio para todos. A quantidade de diferentes actividades que eles tem, novos interesses e uma vida social activa leva-os cada vez mais cedo a tornarem-se independentes e a requisitarem o seu espaco e privacidade, a no's resta-nos guiar, apoiar, amar, servir de ancora e contar ate' 5 antes de iniciarmos qualquer tipo de conversa com eles. Claro que de no's eles nao querem nada. De ha uns meses para ca' eu ja' ouvi coisas do genero: 
  • Nao me deixas crescer!
  • Nao fales Portugues quando me vens buscar a escola!
  • Nao me venhas buscar a' escola!
  • Porque nao posso ir sozinha o caminho todo?
  • Nao e's uma mae moderna!
  • Nem penses que me vais levar ao cinema. Eu vou com a Sophie Gates (uma amiga da mesma idade)
  • Quando e' que eu posso comprar um telemovel?
  • Porque e' que tens de ser tu a decidir?
  • Recuso-me a ir para essa escola secundaria.
Mas pelos vistos, dizem os experts, que nao devemos andar a pregar com eles...devemos sim transmitir atrave's do exemplo as qualidades que queremos que eles aprendam e pratiquem "a comunicação respeitosa, a bondade, a alimentação saudável e cumprimento das responsabilidades diárias". Eu confesso que estou a achar a parte do "Nao pregar" especialmente dificil. Esta semana vou tentar uma nova estrategia: Vou contar ate' 10 em vez de ate' 5...pode ser que resulte. Se nao resultar compro um MP3 e passo a fazer-lhe a ela o que ela me faz a mim...




4 comentários:

  1. Como podes não ser uma mão moderna, tu Ara, a tipa mais fixe... A Lara devia talvez ter-te conhecido nos teus tempos áureos... E essa de pregar, não tem nada a ver contigo, mesmo! Mas como eu te entendo...
    Beijos
    sara

    ResponderEliminar
  2. Ainda não me tinha apercebido da crise que por aí vai :-)... É claro que vais ouvir o que não queres mas não ligues...é universal!! A pre adolescência ainda a mantém "tua" mais uns tempos depois é como reconheces, leva com ela os valores que lhe transmitiste. Acredita apenas que são muitos e verás o reflexo do que lhe tens dado.

    um beijo para ambas

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que és a mãe mais linda e perfeita que já conheci em todo o mundo.
    A Larocas está tola, mas compreendo-a está a começar a querer o espaço dela e tu como mamã galinha e babda tens que te ir habituando.
    AMO-VOS MTO

    Biocas

    ResponderEliminar
  4. Amigos , muitas soudades e dejo-vos todas a s felicidades, a Lara ta uma muherzinha, e os muidos o maximo, beijos para todos.
    A raquel ja tem 2 anos e meio da que fazer ja sabes mas e um espetaculo, mando-te depois uma foto dela beijocas gi.

    ResponderEliminar